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Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dos antepassados africanos aos mestres guerreiros do Brasil:

A origem da capoeira se confunde com a formação da cultura brasileira, acompanhou as revoltas dos escravos, as miscigenações das raças(índios, brancos e negros), abraçando povos reprimidos e que lutavam por liberdade, deixando também sua marca em outras tantas revoltas que ocorreram pelo Brasil. Encontrando aqui um terreno fértil para se desenvolver.

Seu  princípio é cercados de mistérios e segredos, fato comum na maioria das antigas escolas de artes marciais. Não havendo registros de que tenha tido esta configuração conhecida hoje, já que não se encontram pesquisas históricas sobre a capoeira no séc. XVI e XVII, devido ao fato dos documentos relativos à história da escravidão terem sidos queimados no inicio do século XX por Rui Barbosa, ministro da fazenda do general Deodoro da Fonseca, que alegava a escravidão ser uma “pagina negra” na história do Brasil. O que sabe-se deste periodo são estorias contadas pela tradição oral.

Inicialmente encontra-se junto aos cultos africanos, limitada às capoeiras, senzalas e quilombos, tornando-se uma das principais ferramentas de resistência do negro contra seus senhores. Mantendo tais fundamentos até hoje, muitos grupos dessa arte lutam para manter a tradição, seguindo o exemplo dos mestres Pastinha e Bimba, maiores representantes dessa luta.

No século XIX, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, foram os principais centros de atividades na capoeira, assim como no principio dos tráficos de escravos foram os principais portos. Nesse período destacando-se o Rio de Janeiro devido à formação das maltas de capoeiras, sendo estes considerados uma classe, apoiada no emprego da capoeira para diversos serviços as classes dominantes, como repressões políticas e domínio territorial.

Mantida na ilegalidade até 1937, quando um decreto a arte da capoeira, uma arte “puramente brasileira” (Getulio Vargas), atraiu a atenção da elite acadêmica, se difundindo com força pelo território nacional, na forma de Capoeira Regional, surgindo as primeiras academias da capoeira, que antes era jogada e ensinada nas rodas espalhadas pelo país.

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