Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

O TAI CHI CHUAN E O CULTIVO DA ENERGIA YIN - parte 3

O processo de substituição ou refinamento da energia Yang é necessário se visamos tornar sua expressão mais adequada , eficaz , focalizada... A energia Yang muitas vezes não deve ser usada em sua forma primeva e elementar . Ela deve ser o reflexo e o produto da alquimia interior.


Assim, nosso trabalho pode , então , incidir sobre a energia Yin , com o sentido de aprimorar a energia Yang. Isto porque , dentro do Yin , reside o Yang . Há força dentro do Yin . Para aprimorar nosso Yang , seja nas seqüências, no Tui Shou ou na vida , devemos , ao invés de focarmos diretamente o Yang , cultivar o Yin : Na suavidade reside a verdadeira força , no recolhimento, o potencial de expansão , na lentidão , a rapidez , na interiorização , a focalização , na intenção, a forma... Ou seja, ao aprimorarmos o Yin, iremos , necessariamente aprimorar o Yang , equilibrando as energias , fazendo da energia Yang , parte e o reflexo do Yin.

Este entendimento se faz necessário não só porque isto é a essência das artes ditas internas , mas por ser, também, um trabalho necessário a nós mesmos, no sentido de aprimoramento do Yang , através do cultivo do Yin.

Nas formas do estilo Chen , por exemplo, vemos claramente uma expressão maior das polaridades. Tecnicamente falando , este estilo torna explícita a interdependência das energias , na medida em que a explosão , ou Fa Jing , deve , necessariamente , para ser adequado e eficaz , ser o produto do armazenamento , do acúmulo ,da reunião , da focalização , da suavidade interior , para que se expresse em plenitude , rapidez , força e eficácia . Portanto este “Yang” é fruto direto do trabalho sobre o Yin . Caso isto não aconteça , o que vemos é um “pseudo Fa Jing” : tenso , forçado , preso , agressivo ou inteiramente fraco .O mesmo ocorre com a expressão do movimento espiralado . Se a energia não for espiralada internamente , o movimento corporal , ou a sua aplicação será exagerada ou simplesmente privada de vida. As seqüências são praticadas de forma lenta e flexível , a fim de fazer circular a energia e proporcionar saúde , força e principalmente o fortalecimento do Yin , que gera o Yang refinado e eficaz. O Tai Chi é um sistema perfeito!!

Ana Cloe

Nenhum comentário:

Postar um comentário