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Artes Guerreiras

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terça-feira, 23 de novembro de 2010

O TAI CHI CHUAN E O CULTIVO DA ENERGIA YIN - parte 4

É na arte do Tui Shou que o entendimento desta alquimia se faz urgentemente presente, na medida em que interagimos com a energia de outra pessoa , além da nossa própria...


Muitas pessoas fazem uso da força bruta e localizada a fim de conseguir “a todo custo” , derrotar seu parceiro. Esquecem que poderiam fazer uso de outras energias que fariam com que seu objetivo fosse alcançado de forma mais eficaz .Estas energias são descritas nos tratados clássicos do Tai Chi . São as energias internas , ou energias intrínsecas , que falam da força interior , ou seja , de algo ligado à interioridade da força vital , que precede à força muscular e que está ligada à atitude psicológica da pessoa. Dizem respeito também às formas e aplicações dos movimentos . Conhecer e usar estas energias é alcançar e desfrutar dos aspectos mais sublimes desta arte .
No desenrolar do embate , por exemplo , devemos fazer o uso estratégico destas energias . Entrar em contato , ligar-se ao oponente ( aderir ), seguir , escutar , interpretar , ceder , neutralizar , transformar , reverter...São exemplos de energias que devem ser usadas para que a situação chegue a bom termo . Temos , mais especificamente como exemplo , as quatro Nei Jings ( energias internas) que são: Zhan (aderir), Nian (colar) , Lian (colar), Sui (seguir) . São habilidades básicas necessárias ao praticar Tui Shou.

Podemos usar um tipo de energia onde até mesmo conseguimos afastar ou derrubar o oponente , mas esse não é o tipo de técnica que se sustentará por muito tempo ou que levará ao verdadeiro sucesso : Usamos a energia Yang , mas falta a energia Yin. Devemos neutralizar o oponente , seduzí-lo, induzí-lo , usar a energia que é por ele desperdiçada ...Logo, fica mais difícil dominá-lo. Podemos afirmar , em resumo , que as energias intrínsecas( internas) citadas acima , possuem qualidades evidentemente Yins .Não são explícitas , ao contrário , são até dissimuladas , visando uma aparente submissão ao adversário , para que , somente no momento oportuno , possam reverter-se em uma atitude realmente eficaz e compatível com a situação em questão . Ou seja , o Yang mais uma vez , tem sua eficácia dependente do quanto conseguimos usar o Yin .

É muito importante não deixar de dizer que a atitude Yin no combate não se dá independentemente do Yang . Neutralizar, seguir , escutar , não é o mesmo que fugir ou evitar . Trazem dentro de si a intenção de emitir energia e dominar o oponente .O próprio neutralizar , por exemplo , já é um ataque e representa um controle da situação: A escuta , a aderência ,a neutralização , muitas vezes devem ocorrer antes da aplicação da chave. .Inclusive , enquanto estamos na movimentação do Tui Shou , é sabido que devemos permanecer “vazios”, ou seja , não oferecemos qualquer ponto rígido para que o adversário se apóie e nos desestabilize . Nesse sentido , mais uma vez , teremos que estar “Yin”. O Tai Chi faz uso do que é conhecido como “psicologia reversa”: O uso Yin , reverter-se-á no Yang e vice-versa. Ambos são fenômenos inseparáveis .

Absolutamente não se trata de julgar qual das energias(Yin ou Yang) é a melhor ou a mais acertada. Esta questão inexiste por ser inteiramente equivocada , já que ambas são interdependentes e multigeradoras , não se tratando de “certo ou errado” . A questão se refere ao entendimento das leis que regem o movimento dialético de Yin e Yang .

O sistema Tai Chi equilibra Yin e Yang .O que acontece é que , muitas vezes , utilizamos somente a energia Yang , ou somente a energia Yin , sem integrá-las . Elas não podem estar dissociadas.

Ana Cloe

Um comentário:

  1. Yang e Yin, se alternam continuamente, variando a intensidade de sua manifestação, nas praticas do tui sou a utilização da força muscular, em excesso, demonstra que ainda nao compreendemos esses fundamentos.
    Dentro do sistema do taijiquan as qualidades de Jin, são as representações dessas complementaridade de yang e yin.

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