Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O TAI CHI CHUAN E O CULTIVO DA ENERGIA YIN - parte 2

A marca registrada do Tai Chi é o uso da energia em detrimento ao uso da força. Ao contrário do que muitas vezes nos parece , a energia não é facilmente experimentada, nem tampouco poderá ser manipulada sem treinamento e entendimento adequados.Quando começamos a praticar , por exemplo, normalmente fazemos uso da força , onde o movimento apresenta características aparentemente mais “Yangs” : Esticamos demais , tencionamos em excesso... Isto talvez ocorra justamente pela falta de um entendimento global do sistema Tai Chi e mais uma vez , de enganos sutis que a mente nos proporciona...De certa maneira , nossa cultura estimula justamente padrões energéticos e comportamentais que não se adequam ao sistema Tai Chi, como a auto-importância, a crença de que estamos 100% no controle, que a força nos leva aos objetivos por nós escolhidos...Enfim, tudo isso trabalha em nós sem que possamos ao menos perceber.


Todos nascemos com qualidades Yin e Yang e em determinado momento , devemos escolher qual é o tipo de energia que iremos cultivar...À primeira vista , podemos dizer que acessamos , com mais facilidade , à qualidade energética Yang...Parece mais fácil e espontâneo fazer uso da força , esticar o corpo deixar a energia escoar, interferir diretamente nas coisas ... “ Parecendo” que , naturalmente , temos sempre uma resposta a dar e esta energia também parece estar disponível...Assim, vamos carecendo de suavidade, de leveza , de relaxamento , de introspecção...Portanto devemos desenvolver e cultivar a energia YIN. Devemos ressaltar que o aspecto Yin da técnica não significa absolutamente uma suavidade flácida , sem vida ou sem energia no movimento e que isto , na vida , signifique passividade , submissão...O Tai Chi não é isto. Ele é composto também de energia forte , que é obtida através do conjunto de técnicas que visam o cultivo e a geração de um equilíbrio dinâmico e adequado entre Yin e Yang.

Um treinamento efetivo de Tai Chi deve englobar um profundo entendimento de como se cultiva e se equilibra a energia em seus aspectos Yin e Yang pois esta questão gera muitos enganos e opniões preciptadas .

Muitas pessoas , principalmente no Tui Shou , fazem uso da força e procuram submeter e derrotar seus oponentes . Possuem também um tipo de energia embotada , pesada , que de forma alguma se aproxima realmente do sistema Tai Chi. Isto porque a energia mais disponível para nós , a energia que nos parece mais fácil e eficaz é a energia Yang . Assim , fazemos uso desta energia espontâneamente , e a usamos de um modo irrefletido , na maioria das vezes.

A energia Yang tem como características intrínsecas , a força , a combatividade , a expansão e o movimento . Porém , o Tai Chi é um sistema que nos convida a rever nossa postura interna mediante às situações da vida .Teremos que necessariamente rever nossas crenças com relação à “força” , “vitória” e “conduta”, inclusive no que diz respeito à maneira como treinamos . É sabido que o Tai Chi , enquanto arte que visa o equilíbrio da energia ,deve ser praticado de modo a , gradativamente, ir substituindo a força bruta pela energia suave , fruto do trabalho interno sobre o Chi , o corpo , e o Yi (intenção).


Ana Cloe Marrelli / Art’Chi

Nenhum comentário:

Postar um comentário