Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O TAI CHI CHUAN E O CULTIVO DA ENERGIA YIN - parte 1

Para o sucesso e desenvolvimento do praticante numa arte tão complexa como o Tai Chi Chuan é necessário conhecer e saber como trilhar o caminho que leva aos segredos desta arte...Encontramos estas referências nos Clássicos, que falam não somente do Tao, mas dizem do Tao enquanto expresso na arte do movimento .

As instruções que ali encontramos, trazem em comum a informação de que a habilidade , a beleza , a eficácia , o entendimento e finalmente a maestria , são fenômenos dependentes de um treinamento baseado não apenas na dedicação à prática e ao conhecimento , mas principalmente, num treinamento dedicado a absorver e integrar os princípios técnicos à Forma e ao Tui Shou . A técnica no Tai Chi é baseada em preceitos filosóficos , que estão intimamente relacionados à tradição cultural chinesa .

O sucesso e o desenvolvimento são adquiridos por meio de um complexo sistema de treinamento, que inclui a construção de habilidades físicas , energéticas e mentais que vão se desenvolvendo conforme os níveis alcançados pelo praticante.

O grande ponto de convergência entre os estilos é a idéia de que a habilidade corporal pode e deve alcançar um nível ótimo de eficiência e adequação. Porém este estado é dependente do desenvolvimento pessoal, do cultivo da energia e do espírito (shen) que aliás , são indissociáveis . Por ser o Tai Chi uma arte marcial interna ,a habilidade a ser almejada é aquela que não ruirá com o tempo , que não dependerá somente do corpo físico para que seja executada , que mesmo na ausência de treinamento formal não pereça ...

As pessoas, freqüentemente , ficam ansiosas para alcançar altos níveis de habilidade e muitas vezes começam focando exclusivamente o corpo físico, a memorização do maior número de formas ... Elas podem estar preocupadas em adquirir , em possuir conhecimentos , como mais uma forma de consumo... A postura corporal pode e deve realmente ser o primeiro nível a ser focado, já que o Chi necessita de um mínimo de adequação postural para fluir. Muitas vezes , acontece também o oposto: Focaliza-se excessivamente nos aspectos internos, sem o corpo estar adequado aos padrões da forma em questão. O Tai Chi engloba um sistema complexo de técnicas de treinamento , que envolvem exercícios que buscam integrar os aspectos internos e externos intrínsecos à arte.

Em relação aos aspectos internos a serem cultivados para a eficácia da arte como um todo, temos em questão o entendimento do funcionamento dos princípios que regem as energias Yin e Yang e seus desdobramentos na execução da forma e do Tui Shou.

Ana Cloe Marrelli / Art’Chi

Um comentário:

  1. Taijiquan é uma arte de harmonia, esta oriunda do equilibrio do yin e do yang, embora os aspectos externos sejam a base para o desenvolvimento interno, como descrito nessa parte do texto, devemos nos alinhar externamente e manter-se atento ao interno, origem da força buscada na pratica do taiji.

    A Ana Cloe é uma amiga e professora de taijiquan do grupo Art'chi em Teresópolis, que a muito contribui para meus estudos e conhecimentos dessa arte.
    Muito Grato Ana, suas contribuições são sempre bem vindas
    obs. essa é primeira parte do texto

    ResponderExcluir