Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Taijiquan e os efeitos fisiológicos - Introdução

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna oriunda da China e fundamentada nos princípios da filosofia Taoista. Seus métodos visam aprimorar as harmonias do corpo internamente, manutenção homeostase, e externamente ampliando as percepções do ambiente, fazendo isso através da combinação de movimento, consciência respiratória e meditações, estáticas ou dinâmicas.


Como muitas artes marciais, principalmente as chinesas, a origem do Tai Chi Chuan é repleta de mitos, seres místicos em combates, mestres imortais, e etc. Mas de fato, sua origem é camponesa, e inspirada pela natureza e pela necessidade de auto defesa, visto que a historia chinesa é repleta de conflitos e guerras. Diz-se que ao fim da dinastia Ming um membro da família Chen, Chen Wangting, aprimorou o boxe de sua família incutindo nele os métodos da alquimia interna taoista, formando assim o Tai Chi Chuan.

Os antigos alquimistas taoistas, como os alquimistas ocidentais, buscavam a pedra filosofal, a imortalidade, e seus estudos levaram ao desenvolvimento de muitas das ciências tradicionais da china, como a medicina e o chi kung, o segundo é um nome genérico para diversas escolas de educação física, que tinham como fim fortalecer as estruturas e sistemas do corpo, conectá-lo ao meio ambiente tornando-o flexível e relaxado nos músculos e articulações, de maneira a desbloquear os meridianos de energia, esses em recentes estudos são identificados como as vias nervosas.

Valendo-se do chi kung e das artes marciais os mestres do Tai Chi Chuan, demonstram no corpo a combinação da força interior e da leveza em seus movimentos e forma de viver, muitos deles vivem até alta idade ainda praticando e ensinando, essa arte marcial que combina meditação e movimento.


Trabalho da Disciplina fisiologia do exercicio
Rafael M. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário