Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


terça-feira, 29 de março de 2011

As Palmas e os Punhos: Mudanças e transformações no caminho

Praticar arte marcial é desenvolver o próprio espírito, cultivar a saúde, e estar preparado para o desconhecido, para as continuas mudanças e constantes transformações. Durante os treinamentos desenvolve-se diversas habilidades psicológicas e físicas, aprimorando assim o praticante como um todo.

Nas artes marciais, as palmas e os punhos representam a manifestação das intenções da arte, adequadas as diversas situações. Entendem-se as palmas como caminho da serenidade e da tolerância, e os punhos caminho da força e severidade, ambos os caminhos de grande valor ao praticante das artes guerreiras, e seu equilíbrio é essencial ao desenvolvimento mais profundo das artes. Simbolicamente são reconhecidas como a lua e o sol, o dragão e o tigre, yin e yang, juntas num gesto de saudação (chin li) e respeito representam as intenções do caminho, harmonia, sabedoria, equilíbrio.

No caminho o praticante encontra diversas situações e a elas deve se adequar segundo os fundamentos das palmas e dos punhos, equilibrando a força e a tolerancia. O Caminho tem inúmeras facetas e a cada uma delas uma forma melhor irá se adequar, compreender os equilíbrios dos momentos e agir é um desafio ao guerreiro no seu caminhar.

Durante o treinamento a arte transforma o praticante, as técnicas dão formas ao corpo, atenção à mente, cultivando assim o espírito daquele que pratica. Ao iniciar-se no caminho dos guerreiros tais mudanças tornam-se inevitáveis até que arte e o guerreiro não se diferenciem, os punhos e as palmas tornam-se iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário