Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jin & Li (conceitos basicos)

Li é entendido como a força puramente muscular e natural a todos, é a força utilizada sem treinamento, apenas oriunda dos reflexos musculares.

Jin é a força conquistada pelo treinamento, pelo desenvolvimento de uma tecnica, podendo ser interna (neijin) ou externa (waijin)

6 comentários:

  1. Para poder diferenciar uma da outra: o que seria um exemplo de neijin e waijin?

    ResponderExcluir
  2. Waijin é uma força externa e aparente, seus movimentos são amplos, visa maior velocidade e poder de explosao. por exemplo a força que quebra.

    Neijin por outro aldo é uma força interna e invisivel, os movimentos são sutis e quase não aparecem, busca a utilzação da energia interna.
    por exemplo a força que adere.

    nas artes marciais elas sempre ocorrem em conjunto variando apenas a enfase em uma ou outra. As ditas artes externas enfatizão waijin e as internas neijin.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo quando quebramos alguma coisa, nas artes marciais internas estaremos usando waijin?
    Julinha

    ResponderExcluir
  4. Sim, a força aplicada para quebrar normalmente é uma força muscular
    O sentido de arte marcial interna, é que esta da maior valor no treinamento da energia interna, mas como vemos nos treinos, sempre ocorre algum trabalho externo enm conjunto. Arte interna é considerada uma arte Yin, mas ainda assim dentro do Yin sempre a o germem do Yang.

    ResponderExcluir
  5. VC já esplicou as diferenças externas sobre waijin e neijin, mas internamente como se diferencia essas ações do corpo? embora saiba na teoria, na prática diária não consegui ainda perceber a diferença em meu interior, pois as duas parecem partir do mesmo principio não consigo saber onde acaba uma e começa a outra.

    ResponderExcluir
  6. De fato na pratica é extremamente dificil separar uma da outra, pois como percebemos elas estão intimamente ligadas. mas ainda assim podemos observa-la nos exercicios de Tui Sou por exemplo, onde damos enfase ao seguir, ao aderir, que são qualidades internas de Jin.

    ResponderExcluir