Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Força Interior – Nei Jin

Jin se traduz com sentido de Força Interior, geradora do movimento, a mola motriz, podendo ser reconhecida como a vitalidade. Entendida como a Força Interior é estimulada pelo Intento, é a manifestação do sopro interior.

O Jin nasce do sopro, surge quando qi é pleno e circula livremente, daí a importância do constante treinamento de qi gong(chi kung), para o desbloqueio do qi e o fortalecimento de sua circulação, do constante estudo de si, da ampliação da percepção, e do cultivo do espírito. Esse treinamento visa criar uma força interior ilimitada, considerada pelos mestres superior a força muscular.

No taijiquan Jin é reconhecido como a força que espirala, força de contração ou que inflama, de forma fina, sutil, e ininterrupta, o que se explica através do conceito de Chan Ssu Jin, “o enrolar do fio da seda” ou força espiralada.“...a Força Interior do Taiji não é um circulo horizontal, mas uma espiral que se eleva no espaço.” - Chen Fake 17ª geração da família Chen.

Segundo os métodos de Gong Fu do estilo Chen a compreensão do Chan Ssu Jin é essencial para o desenvolvimento dos princípios, segundo eles a força espiralada é o modo que o qi, o sopro, deve se movimentar, e só assim obter-se-á os resultados valiosos na arte marcial.

5 comentários:

  1. Se JIN é a energia QI plena e espiralada, se entende que esta se encontra pelo corpo todo, a todo momento, ou apenas quando o fluxo de QI é intenso? Pelo texto entendo que JIN é apenas uma designação da energia QI quando esta está em movimento (espiral) pelo corpo... correto?

    ResponderExcluir
  2. Entendo Jin como uma forma de utilizar essa energia,qi, existente no corpo. Como esta descrito na proxima postagem, jin é oriunda de um aprimoramento da força.

    ResponderExcluir
  3. Acho que entendo parecido com a Curupira, como se o Qi fosse a energia em repouso e jin quando ela está em movimento. é certo isso?

    O jin é aquele calor que sentimos nas mãos nos braços...?
    Julinha

    ResponderExcluir
  4. Jin é a a força conquistada pelo treinamento, é uma maneira refinada de aplicar a força. embora esteja relacionada ao qi, também é relacionada a força muscular.
    esse calor é o qi circulando.

    ResponderExcluir
  5. Como Shaos disse outro dia, eu entendo o qi como uma energia em constante movimento, ela nunca está parada ou em repouso absoluto. Jin entao seria o treinamento para perceber essa energia e guiala com saudável intenção para tudo aquilo que faz, pois nada na vida deveria ser feito automaticamente e sim com persepção plena!

    ResponderExcluir