Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jin & Li (conceitos basicos)

Li é entendido como a força puramente muscular e natural a todos, é a força utilizada sem treinamento, apenas oriunda dos reflexos musculares.

Jin é a força conquistada pelo treinamento, pelo desenvolvimento de uma tecnica, podendo ser interna (neijin) ou externa (waijin)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Neijin - Chan Ssu Jin -

"Energia espiralada" , imagem tirada do bicho da seda que se enrosca para formar seu casulo. O mesmo devemos fazer com a energia que circula pelo corpo, enrosca-la nos ossos e tendões, utilizando nossa intenção (jin = qi + intenção), assim acumularemos energia e teremos uma esfera em constante movimento dentro de si.

Para cultivar esse principio, as artes internas (nei jia) desenvolveram inúmeros métodos. Nas praticas do taijiquan do sistema do estilo Chen,  o Chan Ssu Gong, o trabalho da energia espiralada, é o método desenvolvido para fortalecer a energia interna e aprimorar as harmonias externas.

Enroscar e relaxar, acumular para emitir, formando um fluxo constante de qi, pode-se observar esse efeito em todas as formas de tai ji quan onde os princípios são bem aplicados.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Força Interior – Nei Jin

Jin se traduz com sentido de Força Interior, geradora do movimento, a mola motriz, podendo ser reconhecida como a vitalidade. Entendida como a Força Interior é estimulada pelo Intento, é a manifestação do sopro interior.

O Jin nasce do sopro, surge quando qi é pleno e circula livremente, daí a importância do constante treinamento de qi gong(chi kung), para o desbloqueio do qi e o fortalecimento de sua circulação, do constante estudo de si, da ampliação da percepção, e do cultivo do espírito. Esse treinamento visa criar uma força interior ilimitada, considerada pelos mestres superior a força muscular.

No taijiquan Jin é reconhecido como a força que espirala, força de contração ou que inflama, de forma fina, sutil, e ininterrupta, o que se explica através do conceito de Chan Ssu Jin, “o enrolar do fio da seda” ou força espiralada.“...a Força Interior do Taiji não é um circulo horizontal, mas uma espiral que se eleva no espaço.” - Chen Fake 17ª geração da família Chen.

Segundo os métodos de Gong Fu do estilo Chen a compreensão do Chan Ssu Jin é essencial para o desenvolvimento dos princípios, segundo eles a força espiralada é o modo que o qi, o sopro, deve se movimentar, e só assim obter-se-á os resultados valiosos na arte marcial.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A origem

"No principio nada é"

E no Nada em sua plenitude, Intento.
O Sem Cumeeira se agita no mistério
A Força surge dividindo e unificando
É Ela o Principio Supremo.
Suas qualidades fundamentais nascem
do Yang faz-se Yin, do Yin faz-se Yang.
Delas n coisas tem sua origem.

Três são seus puros e oito as suas virtudes
as virtudes em seus tesouros
ensinam 64 passos sob o Céu e sobre a Terra
se participas disso como poderia não Ver?

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sarau da Primavera - 25/09/2010

O Sarau da Primavera marca  a chegada da estação das flores, da energia que se desenvolve novamente após o recolhimento do Inverno.
É uma época de força ascendente e criativa, hora de criar e demonstrar um pouco de nossas artes e nossos sonhos.
Nosso Sarau é feito a Fantasia, lembrando que todos nós ainda temos sonhos e não devemos teme-los.

Aos amigos que desejarem fazer apresentações nesse dia, por amor enviem  por email o nome e o tipo de apresentação que farão, para podermos organizar previamente a ordem. Deixaremos espaços vagos para que as apresentações espontâneas ocorram também.

Algumas demonstrações já confirmadas:
Tai Chi Chuan - Aiguara -Instrutor Rafael
Dança do Ventre - Aiguara - Helga Arato
Dança do Ventre -  Cintia Mohani
Violoncelo - Aiguara - Marcelo Santos
Samba e Maculelê - Mestre Banzo e Grupo Cordão de Ouro
Canto -  Mônica Campos
pirotecnia - Aiguara - Jonas e Victor
Poesias - Cintia Mohani, Coragem, Júlia, fabio, Perdida, ...

Em breve maiores informações
artesguerreiras@Gmail.com