"Não tentes desenvolver o que é natural para o homem; desenvolve aquilo que é natural para o Céu. Aquele que desenvolve o Céu benificia a vida; aquele que desenvolve o homem lesa a vida. Não rejeites o que é do Céu, não menosprezes o que é do homem, e o povo estará proximo de alcançar a Verdade"
Shuang Tzu
O que seria desenvolver o que é natural para o céu?
ResponderExcluirJulia
O Céu a tudo engloba, não possui ansias ou desejos, e por isso nutre a vida.´
ResponderExcluirSe espandindo sem fim, se acenta sobre a terra, acentado sobre a terra manifesta sua natureza.
Para o Céu o fim e o começo nao se confundem.
O que seria natural para o Céu? se não aquilo que o homem almeja.
Acentado sobre a terra manifesta sua natureza, seria então a Terra uma das manifestações do Céu? Como uma
ResponderExcluirmanifestação mais densa. Teria então a Terra surgido do Céu, pois o Céu pode existir sem a Terra, mas não a terra sem o Céu.O céu então é o criador de todas as coisas?
Julia
Assim como o yin nao existe sem o yang o céu sem a terra não existiria pleno, o céu assenta-se à terra e se mescla. vejamos uma arvore , ela se fixa na terra e busca ao céu, ou seja ela se fundamenta em principios solidos e almeja a continuidade ainda etérea, conforme ela cresce seus anseios vão se concretizando e sua busca vai se aproximando até chegar ao topo, onde ela compreende sua plenitude. Na minha opnião, o que seria do fim sem o ponto de partida?
ResponderExcluirA linguagem utilizada nesse poema é puramente chinesa, e estes não concebem um criador, ou uma figura que gera as coisas, e sim um principio criativo, ao qual deram a imagem de Céu, estre principio gera a dinamica e o movimento das n coisas, ele é tido como o grande Yang, assim sendo a tudo da movimento.
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