Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Kozen Gokoku Ron

"Grande é a Mente! A altura do Céu é imensuravel, mas a Mente vai além dele; as profundezas da terra são também insondaveis, mas a Mente as sobrepassa. A velocidade da luz não pode ser vencida, mas a Mente é mais veloz que ela. o macrocosmos é infinito, mas a Mente vai além dele. Como é imenso o Espaço! Comoé imensa a Energia Primordial! Apesar disso, a Mente abrangeo Espaço e gera a Energia Primaria. Por causa dela (a Mente) o Céu cobre e a Terra sustenta. Por causa dela o Sol  e a Lua se movem, as quatrro estações ocorrem em sucessão e todas as coisas são geradas. Grande, na verdade é a Mente!"
Pensamento Eisai (1141 -1215)
 Extraido de "Introdução ao Zen Budismo" - D.T. Suzuki

2 comentários:

  1. Como pode a mente ter tão grande importância.
    Poderia ter uma forma de percebermos todas as coisas, sem usa-la? Como a energia que flui em nosso corpo também é comandada pela mente, não haveria um jeito da energia fluir livremente de forma inteligente sem que precisasse-mos comanda-la? reintegrando-a ao céu e a terra e a todas as coisas da natureza.

    Amigos pode parecer confuso , minhas idéias sobre o assunto ainda estão sendo formadas, tenham paciência comigo, um beijo a todos! Julia.

    ResponderExcluir
  2. A Mente descrita nesse texto ela é aquela oriunda do Vazio, ela é a semente das formas e esta firme nas não formas. Não possui inteligência por isso é geradora do movimento.
    Não podemos entende-la como aquela que comanda algo ou é comandada pois a ela tudo se integra.
    A Mente de Buda não pensa nem age, ela simplesmente é não sendo...

    Por mais confuso que pareça esse texto, ele contem a doutrina do Zen, assim sendo buscar compreende-lo racionalmente é lutar contra os galhos ao inves de sentar-se a sua sombra.

    ResponderExcluir