A Capoeira, um jogo onde dança e luta se misturam, é uma arte que trabalha conjuntamente os aspectos da psicomotricidade no sujeito. O ritmo embala o jogo onde é preciso estar bem localizado espacialmente e ter uma lateralidade desenvolvida para poder jogar em roda; é preciso estar atento ao som do berimbau para seguir o ritmo do jogo, ter domínio e consciência do próprio corpo para executar os movimentos próprios da Capoeira. A Capoeira é uma forma de expressão belíssima que permite ao jogador extravasar sua energia, e se comunicar com o outro jogador através da expressão corporal, é um estado de espírito, você joga Capoeira e transmite o que está sentindo. Observando a dinâmica da Capoeira percebe-se que ela é capaz de atuar no desenvolvimento da percepção, pois exige atenção e concentração, trabalha a motricidade, o ritmo, a percepção visual, auditiva e sinestésica, e ainda promove o desenvolvimento da inteligência. No jogo da Capoeira é preciso envolver o parceiro no jogo; dessa forma o sujeito desenvolve estratégias próprias para se relacionar, pois estar atento ao outro é muito importante para que haja harmonia nesse relacionamento.
O jogo da Capoeira é embalado pela música que, traz cantigas que contam a história do povo brasileiro, e dá ritmo ao jogo, levando o jogador a se orientar de acordo com o toque do berimbau, seja num jogo de angola onde o jogo é lento e rasteiro ou num jogo de regional onde a velocidade dos movimentos é a principal característica. A música transmite diferentes mensagens, que permite ao jogador aprender sobre a história do povo brasileiro; música esta que é parte da cultura brasileira, pois foi trazida pelos negros africanos, misturada com um pouco da cultura indígena local (como é o caso do maculelê, dança apresentada hoje com bastões de madeira, que é preservada na Capoeira) e continua se desenvolvendo até os dias atuais.
Outro aspecto trabalhado na Capoeira que é extremamente importante para a vida do indivíduo é o equilíbrio, muito usado em movimentos como a bananeira e o aú (estrelinha), que ajuda no desenvolvimento da noção espacial. A flexibilidade também é desenvolvida pela prática da Capoeira e, é importante por facilitar a expressão corporal, e por permitir maior fluidez da personalidade do sujeito. A Capoeira só tende a contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, ela facilita a expressão das emoções através do corpo, possibilita a estruturação do esquema corporal como um todo, desenvolve a percepção, e principalmente contribui para a formação de uma personalidade mais integrada, capaz de atuar na sociedade com mais consciência de si, e conseqüentemente do outro.
Michel Cabral Pacheco - Coragem