Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Arraiá Aiguara


Êita! Compadres e Comadres



Vem chegando o inverno e chegou hora de acendermos as fogueiras, aquecermos o quentão e nos pepraramos pro arrasta pé.
As festas Juninas, festas de São João, Santo Antônio, são festas católicas, mas suas origens são anteirores, os antigos camponeses comemoravam as estações e nesse periodo era festejado o solsticio de inverno, onde as familias se reuniam para acender o fogo que os aqueceria pelo periodo frio que estaria por vir, e para cultivar a intenção de fartura para as proximas estações.

No Brasil a festa ganhou caracteristicas divertidas e comidas tipicas do campo de diversas partes do país, assim como uma versão comica das quadrilhas das cortes européias.
Esse é o 4° ano de nosso arraiá, agradecemos a todos os companheiros que fazem essa festa existir. Vamos mais uma vez nos reunir, trazendo um prato tipico (se puder trazer salgado) e uma bebida, para enriquecer nosso banquete.
Se você tiver alguma lenda ou história dessa cultura tão rica, imprima e traga para nossa varal dos mitos.

Anarquiê!!!

sábado, 29 de maio de 2010

Vadiação

E ai vamos Vadiar?


Capoeira é jogo, é vadiação. Quão valioso é o jogo nas artes da vida e nas voltas do mundo. A ludicidade maliciosa no jogo da capoeira ensina a dar atenção ao gestos e sinais, aos tons do mundo que nos cerca.
Numa roda o jogo é uma das chaves do ritual, este comandado pelos mestres ancestrais, representados pelo berimbau.  A cada toque entoado, na ladainha, corrido ou apenas recitado, numa louvação e no coro, a sempre um alerta, uma lembrança e uma lição, para os que jogam e para todos que participam.

Vamos vadiar diziam os antigos
Vamos vadiar e vamos sorrindo
Vamos vadiar camaradas ou inimigos
vadiar para aprender
as voltas que o mundo deu
as voltas que o mundo dá

ie a capoeira camará
ie vadiação camará
ie salve meus mestres camará
que me ensinaram a vadiar


Shaolin

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Kozen Gokoku Ron

"Grande é a Mente! A altura do Céu é imensuravel, mas a Mente vai além dele; as profundezas da terra são também insondaveis, mas a Mente as sobrepassa. A velocidade da luz não pode ser vencida, mas a Mente é mais veloz que ela. o macrocosmos é infinito, mas a Mente vai além dele. Como é imenso o Espaço! Comoé imensa a Energia Primordial! Apesar disso, a Mente abrangeo Espaço e gera a Energia Primaria. Por causa dela (a Mente) o Céu cobre e a Terra sustenta. Por causa dela o Sol  e a Lua se movem, as quatrro estações ocorrem em sucessão e todas as coisas são geradas. Grande, na verdade é a Mente!"
Pensamento Eisai (1141 -1215)
 Extraido de "Introdução ao Zen Budismo" - D.T. Suzuki

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Meditação II


"Meditar é um mistério ao homem comum.
Mas para aquele que intenta Ver, é um habito diário.
O Sábio faz da meditação seu respirar,
para ele este ato sublime é apenas o gesto da Vida
nele o Caminho se desvela,
o fim e o principio se encontram e não mais se confundem
não existem em essência, apenas são definidos pelas limitações do Pensar."
- Nutao



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Meditação I

Meditação é centrar no aqui e agora, acentar sobre si e apenas testemunhar.
Diferente das muitas definições utilizadas comumente, que diz que meditar é pensar sobre algum tema, refletir e chegar a conclusões. Meditar  é sim refletir, como um espelho reflete as coisas mas não as prende, se as nuvens movem em frente ao espelho, elas também passam em seu interior.

Boa maneira para pensar!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Capoeira e a expressão da personalidade

A Capoeira, um jogo onde dança e luta se misturam, é uma arte que trabalha conjuntamente os aspectos da psicomotricidade no sujeito. O ritmo embala o jogo onde é preciso estar bem localizado espacialmente e ter uma lateralidade desenvolvida para poder jogar em roda; é preciso estar atento ao som do berimbau para seguir o ritmo do jogo, ter domínio e consciência do próprio corpo para executar os movimentos próprios da Capoeira. A Capoeira é uma forma de expressão belíssima que permite ao jogador extravasar sua energia, e se comunicar com o outro jogador através da expressão corporal, é um estado de espírito, você joga Capoeira e transmite o que está sentindo. Observando a dinâmica da Capoeira percebe-se que ela é capaz de atuar no desenvolvimento da percepção, pois exige atenção e concentração, trabalha a motricidade, o ritmo, a percepção visual, auditiva e sinestésica, e ainda promove o desenvolvimento da inteligência. No jogo da Capoeira é preciso envolver o parceiro no jogo; dessa forma o sujeito desenvolve estratégias próprias para se relacionar, pois estar atento ao outro é muito importante para que haja harmonia nesse relacionamento.

O jogo da Capoeira é embalado pela música que, traz cantigas que contam a história do povo brasileiro, e dá ritmo ao jogo, levando o jogador a se orientar de acordo com o toque do berimbau, seja num jogo de angola onde o jogo é lento e rasteiro ou num jogo de regional onde a velocidade dos movimentos é a principal característica. A música transmite diferentes mensagens, que permite ao jogador aprender sobre a história do povo brasileiro; música esta que é parte da cultura brasileira, pois foi trazida pelos negros africanos, misturada com um pouco da cultura indígena local (como é o caso do maculelê, dança apresentada hoje com bastões de madeira, que é preservada na Capoeira) e continua se desenvolvendo até os dias atuais.

Outro aspecto trabalhado na Capoeira que é extremamente importante para a vida do indivíduo é o equilíbrio, muito usado em movimentos como a bananeira e o aú (estrelinha), que ajuda no desenvolvimento da noção espacial. A flexibilidade também é desenvolvida pela prática da Capoeira e, é importante por facilitar a expressão corporal, e por permitir maior fluidez da personalidade do sujeito. A Capoeira só tende a contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, ela facilita a expressão das emoções através do corpo, possibilita a estruturação do esquema corporal como um todo, desenvolve a percepção, e principalmente contribui para a formação de uma personalidade mais integrada, capaz de atuar na sociedade com mais consciência de si, e conseqüentemente do outro.


Michel Cabral Pacheco - Coragem

terça-feira, 18 de maio de 2010

Apresentação dia 22 de maio

"Só como um guerreiro é possivel suportar o caminho do conhecimento Um guerreiro não pode se queixar nem se arrepender de nada. Sua Vida é um desafio interminavel, e os desafios não podem ser bons ou maus. Desafios são apenas desafios"

Don Juan Matus

quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Uma única natureza
contém todas as naturezas;
uma única existência
contém totalmente todas as existências.
Uma única Lua
se reflete em todas as águas;
todos os reflexos
da Lua na água
provêm de uma única Lua."

Yoka Daishi (665 - 713)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

"Não tentes desenvolver o que é natural para o homem; desenvolve aquilo que é natural para o Céu. Aquele que desenvolve o Céu benificia a vida; aquele que desenvolve o homem lesa a vida. Não rejeites o que é do Céu, não menosprezes o que é do homem, e o povo estará proximo de alcançar a Verdade"

Shuang Tzu

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Sibilar da Serpente das Montanhas

Faze Tua Vontade


O Sibilar da Serpente das Montanhas

.’. S. ‘. S. ‘. S. ‘. S. ‘. S. ‘.

Sabedoria, Serenidade, Sinceridade. Sobriedade, Suavidade.
Preceitos para vida, cultivados nas praticas do Guerreiro

Tais preceitos fazem parte dos sucessos e da busca, a cada gesto procure cultiva-los sem ânsia de encontrá-los e eles brotaram como frutos na terra fértil.

Suavidade: sem forçar, seja flexível como água e seus golpes serão como o fogo.

Sobriedade: conheça os limites de teus atos, ampliando-os além da visão, de modo a perceber virtudes e vícios. Sendo atento e consciente dos gestos e das intenções que os acompanham, é possível ampliar a percepção e a força interior.

Sinceridade: no cultivo da força interior aceite as falhas com alegria de aprender e os sucessos com cuidado e precaução para não se limitar. Alegria de falhar mostra que ainda nos resta muito a alcançar, cuidado ao acertar, pois um obstáculo pode surgir no ponto em que vê-se pronto. Ser sincero consigo, e com os companheiros.

Serenidade: paciente pratica os saberes antigos, sem pressa de crescer, uma grande arvore leva séculos para madurar.

Sabedoria: leva contigo tudo que aprendeu e aplica em tuas rotinas.


Sutil. ’. Soturno. ‘. Silencioso. ‘. Severo. ‘. Satírico. ’.

Intento Continuo