Na noite do último sábado (14) o Centro de Cultura Raul de Leoni abriu espaço para o samba passar. Cerca de 50 pessoas participaram de atividades culturais promovidas pelo grupo de capoeira Cordão de Ouro Petrópolis em memória a abolição da escravatura.
A abertura do evento Samba: Saberes e Tradições contou com a participação de Mestre Banzo, coordenador do grupo de capoeira Cordão de Ouro Petrópolis, que ministrou a oficina de samba de roda. O curso foi didático voltado para aqueles interessados em aprender a respeito dos instrumentos utilizados da tradicional roda de samba e dos fundamentos que envolvem a dança.
A atração seguinte foi a exibição do filme O Pagador de Promessas (1962), na sala de cinema Humberto Mauro, seguida pela mesa de debate com Luciana Oliveira (Professora de História), Mestre Banzo e Letícia Azevedo (vocalista do projeto Sambas de Quinta).
O Pagador de Promessas foi o elo entre o debate e a plateia, os organizadores tinham como objetivo exibir um filme que provocasse os espectadores a questionar a intolerância religiosa, preconceito e cultura Negra. A idéia funcionou. A platéia participou da conversa com os convidados que abordaram temas que foram desde o Candomblé, a diferença do samba entre Bahia e Rio de Janeiro, a instituição da lei 10.639, que obriga as escolas a incluir em seu currículo o ensino de História da África até a forma como os escravos eram documentados na cidade de Petrópolis.
Para o estudante Leonardo Branco, 21, que participou de três atividades do evento a iniciativa ajudou a valorizar a cultura negra em Petrópolis. “O debate possibilitou que conhecêssemos mais a cultura afro, eu por exemplo, sabia muito pouco a respeito do Candomblé”, destaca Leonardo
Os organizadores Jaqueline Deister e Rafael Silva disseram estar satisfeitos com o resultado. “Apesar da dificuldade para realizar o Samba: Saberes e Tradições, contamos com o apoio de pessoas que acreditaram na iniciativa de agregar educação à cultura. A cidade carece deste tipo de evento, as pessoas presentes elogiaram bastante a iniciativa. Ficamos felizes com isso”, ressaltam.
Samba: Saberes e Tradições não podia terminar diferente. O projeto Sambas de Quinta, que completou um ano na última quinta-feira, junto com Mestre Banzo levantou os participantes com muito samba de raiz, a sala de música do Centro Cultural ficou pequena para os dançarinos de plantão.
O evento foi uma realização do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro. Para aqueles que estiverem interessados em saber mais sobre a capoeira, o samba, o jongo e o maculelê, o endereço do grupo é Rua Montecaseiros, 278, centro. As aulas são ministradas pelo Mestre Banzo toda segunda, quarta e sexta - feira das 18h até as 20h na quadra do Colégio Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação Cordão de Ouro Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário