Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Samba: Saberes e Tradições


O samba desceu o morro, saiu da casa das 'tias baianas' misturou-se com a capoeira e festas do terreiro até tornar-se símbolo da cultura brasileira e 'maior show da terra.' Hoje são poucas as pessoas que conhecem as raízes e riquezas da origem deste gênero musical deixado pelos negros.

A fim de resgatar as tradições afro-brasileiras e lembrar a abolição da escravatura, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro Petrópolis realizará o evento Samba: Saberes e Tradições no próximo dia 14 de maio. Diversas atividades que buscam aproximar o público petropolitano da cultura negra estão programadas.

O evento terá inicio com uma oficina de samba de roda para àqueles que desejam saber um pouco mais sobre os fundamentos e técnicas desta arte. A aula será ministrada pelo Mestre Banzo, que há 40 anos dedica parte de sua vida à capoeira e outras manifestações da cultura negra no Brasil, como o maculelê, samba de roda e jongo.

O valor da oficina é de R$ 20,00. Os interessados devem chegar às 17h na Sala Multiuso do Centro de Cultura Raul de Leoni para efetuar a inscrição. A organização destaca que as outras atividades do evento são gratuitas.

A programação segue com a projeção do filme O Pagador de Promessas (1962), vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes. De acordo com os organizadores do evento, Jaqueline Deister e Rafael Silva, o filme foi escolhido por abordar, através do sincretismo religioso, as tradições de uma Bahia que nunca deixou para trás sua origem e por trazer questões como a discriminação racial e a intolerância religiosa em seu enredo.

Para valorizar os temas abordados em O Pagador de promessas, após a exibição do filme haverá uma mesa redonda com a participação de Luciana Azevedo, musicoterapeuta e cantora do projeto Sambas de Quinta; Luciana de Oliveira, professora de História do município e coordenadora de projetos educacionais como Negro ontem hoje e sempre e Mama África recicla e Mestre Banzo, coordenador do grupo Cordão de Ouro em Petrópolis.

Mestre Banzo ressalta a importância do evento para a população saber um pouco mais da história do seu próprio país. ‘ O nosso objetivo é trazer mais conhecimento das raízes da cultura negra para os petropolitanos e mostrar o trabalho que fazemos além da capoeira’, destaca.

O encerramento do evento não podia ser diferente. Os novos talentos da cultura de Petrópolis, os músicos do projeto Sambas de Quinta, farão com Mestre Banzo um show de samba que promete levantar o público presente.

Samba: Saberes e Tradições

Dia: 14 de maio

Horário: 17:20h (Oficina de Samba de Roda); 19h (Exibição do filme); 21h (Show)

Local: Salas multiuso (Oficina de samba de roda), Humberto Mauro (O Pagador de Promessas) e de Música (show) do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Assessoria de Comunicação do Grupo Cordão de Ouro Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário