Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Samba: Saberes e Tradições

Na noite do último sábado (14) o Centro de Cultura Raul de Leoni abriu espaço para o samba passar. Cerca de 50 pessoas participaram de atividades culturais promovidas pelo grupo de capoeira Cordão de Ouro Petrópolis em memória a abolição da escravatura.



A abertura do evento Samba: Saberes e Tradições contou com a participação de Mestre Banzo, coordenador do grupo de capoeira Cordão de Ouro Petrópolis, que ministrou a oficina de samba de roda. O curso foi didático voltado para aqueles interessados em aprender a respeito dos instrumentos utilizados da tradicional roda de samba e dos fundamentos que envolvem a dança.



A atração seguinte foi a exibição do filme O Pagador de Promessas (1962), na sala de cinema Humberto Mauro, seguida pela mesa de debate com Luciana Oliveira (Professora de História), Mestre Banzo e Letícia Azevedo (vocalista do projeto Sambas de Quinta).



O Pagador de Promessas foi o elo entre o debate e a plateia, os organizadores tinham como objetivo exibir um filme que provocasse os espectadores a questionar a intolerância religiosa, preconceito e cultura Negra. A idéia funcionou. A platéia participou da conversa com os convidados que abordaram temas que foram desde o Candomblé, a diferença do samba entre Bahia e Rio de Janeiro, a instituição da lei 10.639, que obriga as escolas a incluir em seu currículo o ensino de História da África até a forma como os escravos eram documentados na cidade de Petrópolis.




Para o estudante Leonardo Branco, 21, que participou de três atividades do evento a iniciativa ajudou a valorizar a cultura negra em Petrópolis. “O debate possibilitou que conhecêssemos mais a cultura afro, eu por exemplo, sabia muito pouco a respeito do Candomblé”, destaca Leonardo



Os organizadores Jaqueline Deister e Rafael Silva disseram estar satisfeitos com o resultado. “Apesar da dificuldade para realizar o Samba: Saberes e Tradições, contamos com o apoio de pessoas que acreditaram na iniciativa de agregar educação à cultura. A cidade carece deste tipo de evento, as pessoas presentes elogiaram bastante a iniciativa. Ficamos felizes com isso”, ressaltam.



Samba: Saberes e Tradições não podia terminar diferente. O projeto Sambas de Quinta, que completou um ano na última quinta-feira, junto com Mestre Banzo levantou os participantes com muito samba de raiz, a sala de música do Centro Cultural ficou pequena para os dançarinos de plantão.



O evento foi uma realização do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro. Para aqueles que estiverem interessados em saber mais sobre a capoeira, o samba, o jongo e o maculelê, o endereço do grupo é Rua Montecaseiros, 278, centro. As aulas são ministradas pelo Mestre Banzo toda segunda, quarta e sexta - feira das 18h até as 20h na quadra do Colégio Santa Catarina.



Assessoria de Comunicação Cordão de Ouro Petrópolis

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tai Chi Chuan - Arte Marcial do Grande Principio




O Tai Chi Chuan é um Kung Fu interno, suas técnicas e exercícios se baseiam nos princípios das ciências taoistas, as mesmas ciências que hoje vem sendo conhecidas através da acupuntura e outras linhas da medicina tradicional chinesa.

Formalmente surgiu à cerca de 500 anos quando Chen Wang Ting acrescentou os conceitos da alquimia interna Taoísta transformando o Boxe de sua família no estilo Chen de Tai Chi Chuan, escola de origem da maioria dos estilos de Tai Chi Chuan conhecidos hoje no mundo.

O Tai Chi Chuan como arte marcial está estruturado sobre o conceito de força interna, que significa usar a musculatura interna do corpo e torná-la forte, através de técnicas baseadas nos princípios do tecer o fio da ceda, que significa unificar as estruturas do corpo e fazê-lo mover-se em espirais e em unidade, trazendo assim harmonia e força ao corpo.

Juntamente com treinamento das formas, desencadeamento de movimentos simulando combates, pratica-se o chi kung, exercícios para fortalecer as estruturas internas, a percepção das harmonias do corpo e a transmutação da energia. Princípios a serem utilizados não apenas nas praticas, mas em todos momentos do cotidiano.

Além dessas praticas solo ocorrem também as praticas a dois e em grupo especificamente voltadas para as aplicações marciais e defesa pessoal, assim como os exercícios com diversas armas que são complementares ao treinamento de mãos livres. As armas mais tradicionais do Tai Chi Chuan estudado no Grupo Gesto Cotidiano são: Bastão longo, Facão ou Sabre, Espada reta e o Leque.



Os principais benefícios do Tai Chi Chuan são:



 Flexibilidade e alongamento;

 Fortalecimento de ossos e músculos;

 Melhor condicionamento cardiovascular;

 Melhor consciência respiratória;

 Aumento da concentração e da capacidade de memorização;

 Coordenação motora e consciência espaço-temporal;

 Cultivo da serenidade e da paciência;

 Além dos benefícios óbvios ao praticar-se arte marcial.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Samba: Saberes e Tradições


O samba desceu o morro, saiu da casa das 'tias baianas' misturou-se com a capoeira e festas do terreiro até tornar-se símbolo da cultura brasileira e 'maior show da terra.' Hoje são poucas as pessoas que conhecem as raízes e riquezas da origem deste gênero musical deixado pelos negros.

A fim de resgatar as tradições afro-brasileiras e lembrar a abolição da escravatura, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro Petrópolis realizará o evento Samba: Saberes e Tradições no próximo dia 14 de maio. Diversas atividades que buscam aproximar o público petropolitano da cultura negra estão programadas.

O evento terá inicio com uma oficina de samba de roda para àqueles que desejam saber um pouco mais sobre os fundamentos e técnicas desta arte. A aula será ministrada pelo Mestre Banzo, que há 40 anos dedica parte de sua vida à capoeira e outras manifestações da cultura negra no Brasil, como o maculelê, samba de roda e jongo.

O valor da oficina é de R$ 20,00. Os interessados devem chegar às 17h na Sala Multiuso do Centro de Cultura Raul de Leoni para efetuar a inscrição. A organização destaca que as outras atividades do evento são gratuitas.

A programação segue com a projeção do filme O Pagador de Promessas (1962), vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes. De acordo com os organizadores do evento, Jaqueline Deister e Rafael Silva, o filme foi escolhido por abordar, através do sincretismo religioso, as tradições de uma Bahia que nunca deixou para trás sua origem e por trazer questões como a discriminação racial e a intolerância religiosa em seu enredo.

Para valorizar os temas abordados em O Pagador de promessas, após a exibição do filme haverá uma mesa redonda com a participação de Luciana Azevedo, musicoterapeuta e cantora do projeto Sambas de Quinta; Luciana de Oliveira, professora de História do município e coordenadora de projetos educacionais como Negro ontem hoje e sempre e Mama África recicla e Mestre Banzo, coordenador do grupo Cordão de Ouro em Petrópolis.

Mestre Banzo ressalta a importância do evento para a população saber um pouco mais da história do seu próprio país. ‘ O nosso objetivo é trazer mais conhecimento das raízes da cultura negra para os petropolitanos e mostrar o trabalho que fazemos além da capoeira’, destaca.

O encerramento do evento não podia ser diferente. Os novos talentos da cultura de Petrópolis, os músicos do projeto Sambas de Quinta, farão com Mestre Banzo um show de samba que promete levantar o público presente.

Samba: Saberes e Tradições

Dia: 14 de maio

Horário: 17:20h (Oficina de Samba de Roda); 19h (Exibição do filme); 21h (Show)

Local: Salas multiuso (Oficina de samba de roda), Humberto Mauro (O Pagador de Promessas) e de Música (show) do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Assessoria de Comunicação do Grupo Cordão de Ouro Petrópolis