Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Capoeira e sua cultura - I

Um universo cultural de tamanha riqueza, cercado de mitos, fez e faz parte da história do Brasil desde seus primeiros passos, uma história de lutas por liberdade, que pouco alterou, apenas se adaptando as condições dos momentos ora no campo ora nas cidades. Abraçando membros das diversas classes.


As origens da capoeira se confundem com a formação da cultura brasileira, acompanharam as revoltas dos escravos, as miscigenações das raças (índios, brancos e negros), abraçando povos reprimidos e que lutavam por liberdade, deixando também suas marcas em outras tantas revoltas que ocorreram pelo Brasil. Encontrando aqui um terreno fértil para se desenvolver.

Rica em musicalidade, a alegria e a diversão aparecem constantemente no semblante do capoeira, fazendo dessa manifestação cultural muito festiva, ainda que no passado tenha sido uma das principais ferramentas de luta dos escravos pela liberdade, e que muitas vezes o berimbau chore, contradições comuns numa realidade de contradições.


Em seu ritual a igualdade se faz valer, na roda onde se encontram homens e mulheres dos diversos meios culturais, onde eles são apenas homens e mulheres, capoeiristas, fazendo o entrar no jogo, escorregar e levantar, uma oração.

 -resumo do trabalho apresentado no Congresso de Educação Fisica dos Países de lingua Portuguesa . 2006.

Por Rafael M. da Silva

2 comentários:

  1. Belo texto! Os aprendizados que temos com a capoeira se estendem além dos treinos e das rodas. Ela é uma arte que está sempre de portas abertas para aqueles que querem amá-la, odiá-la ou simplesmente espiá-la. Permita-se desfrutar e conhecer a cultura do seu país!
    Jaque-Perdida

    ResponderExcluir
  2. Liberdade! Tão almejada pelo espiríto humano, sempre uma busca constante na vida do nosso povo. O jogo da capoeira propicia ao sujeito um espaço onde a prática da liberdade é possível, sua melodia embala um jogo onde cada um tem vez para expressar-se livremente. A beleza dessa arte encanta de modo especial àqueles que a praticam e a todos que estão abertos à sua energia. Axé Shaolin!
    Coragem

    ResponderExcluir