Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


domingo, 22 de abril de 2012



Chi ou Qi: a energia vital

Chi ou qi significa energia. Para os adeptos das ciências chinesas essa energia circula no corpo pelos meridianos e fáscias, alimentando e equilibrando órgãos, músculos, mantendo assim a homeostase. O chi permeia não apenas os seres vivos, mas tudo em volta, assim muitas das técnicas de chi kung (trabalho da energia) tem como objetivo absorver essa energia do meio, cultivá-la no organismo e eliminar os detritos energéticos.

A fisiologia chinesa reconhece basicamente três formas de Chi, um mais grosseiro e material que tem forma no corpo como os fluidos orgânicos: sangue, suor, saliva, e o sêmen, denominado Jing ; o segundo mais sutil: o ar, a luz, denominado Qi 氣; e o terceiro surge de forma mística e psicológica dando formas às crenças espirituais e aos pensamentos, conhecido como  Shen . Cada forma da energia está relacionada com centros no corpo, sendo eles: o abdômen, o tórax e o crânio. Havendo para cada um diversos métodos e exercícios específicos, apesar de que o cultivo consciente de um fortalece os outros, pois são apenas frequências diferentes de um único Qi.

Segundo a pratica da alquimia interior os processos para atingir longa vida consistem em conservar o primeiro, a vitalidade (Jing 精), transformá-la em energia ( Qi 氣) mais pura e emocional aquecendo assim o organismo e gerando sentimentos de prazer, elevando essa energia ao ponto mais sutis trazendo felicidade e pensamentos claros (Shen 神), e assim gerando uma vida mais saudável e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário