Caminhos

Artes Guerreiras

Sejam bem vindos, o Aiguara é um local para estudo e pratica das artes guerreiras, aqui iremos trocar um pouco nossas pesquisas e experiencias e inspirações nessas artes.

Esperamos que aproveitem. Duvidas, sugestões e criticas nos comentários são bem vindos também.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

TAI CHI

Tai Chi, a suprema cumeeira ou grande principio é a raiz das técnicas do tai  chi chuan, representado pelas duas hélices que se complementam e transformam uma na outra constantemente, é amplamente conhecido como o símbolo do Yin e do Yang.
O Tai Chi, o Yin e Yang são as representações fundamentais das relações do Universo e de suas forças. Originalmente representavam o lado sombrio da montanha e o seu lado ensolarado, simplificados para obscuro e luminoso. No  Tai Chi Chuan é observado de forma mais pratica nas relações do movimento, cheio e vazio, ou vacuidade e plenitude, as variações na intensidade, ou aquilo que comanda e o que acompanha.
Amplamente descrito no Livro das Mutações, vê-se nele as combinações do universo, o que obviamente inspirou muitas das artes e ciências da china, tais como Feng Sui, Pakua Chuan, Tai Chi Chuan...

Continua....

2 comentários:

  1. interessante nesta teoria do tai chi é a percepção de que não há opostos puros, mas dentro de um sempre há a essência do outro... a espiral nos mostra que independente do momento que se vê, sempre haverá o yin e yang... em qualquer momento da transição de um para o outro, até mesmo, talvez, em seus extremos.

    ResponderExcluir
  2. pureza nesse caso é o movimento e a interação entre esse dois fundamentos.
    No Tai Chi Chuan aplicamos esses conceitos em todos os exercicios, devendo dar grande atenção a eles durante os desencadeamentos

    ResponderExcluir